Ads 468x60px

Anjos da Guarda

Apresentação
A Guarda Municipal de Laranjal do Jarí é uma Instituição que trabalha na educação e prevenção de delitos contra o patrimônio público e age diretamente em legítima defesa de direito seu ou de outrem, mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade.
 Foi criada através da lei municipal nº 181 de 22 de outubro de 2001, com a missão de proteger e manter á ordem em prédios logradouros e instalações públicas e também contribuir para a diminuição do índice de violência no Município.
Por entender que a educação é melhor forma de fazer segurança pública, é que apresentamos este projeto (Anjos da Guarda), que de forma prática e responsável atuará no desenvolvimento social e pessoal de crianças e adolescentes em estado vulnerabilidade social.
  
Público Alvo
Crianças de baixa renda ou risco social, a partir de 09 anos de idade e adolescentes até 17(dezessete) anos de idade residente em laranjal do Jarí.

Objetivo Geral.
Colaborar para a diminuição do índice de violência envolvendo crianças e adolescentes, no município de laranjal do Jarí través da educação e incentivos á prática de esportes.   


Objetivos específicos.

1-    Articular junto aos órgãos de referência: Conselho Tutelar, CRAS e Secretaria e ação Social e outros órgãos de apoio, o encaminhamento de crianças e adolescentes.

Atividades
·        Encaminhar ofício solicitando Conselho Tutelar, CRAS e Secretaria e ação Social e outros órgãos de apoio, o encaminhamento de crianças e adolescentes.
·        Abrir e anunciar na rádio e realizar inscrições de crianças e adolescentes.
·        Selecionar 50(cinquenta) dos inscritos e efetuar ás matrículas.



2-    Firmar parcerias junto às secretarias municipais e estaduais, empresas e instituições instaladas no vale do Jarí, Promotoria de Justiça, Fórum da Comarca de Laranjal do Jarí, Câmara dos Vereadores, Conselho Tutelar, REAJA e outros órgãos que compõem o sistema de garantia de direito de crianças e adolescentes.

Atividades
·        Encaminhar ofício ás secretarias municipais e estaduais, empresas e instituições instaladas no vale do Jarí, Promotoria de Justiça, Fórum da Comarca de Laranjal do Jarí, Câmara dos Vereadores, Conselho Tutelar, REAJA e outros órgãos que compõem o sistema de garantia de direito de crianças e adolescentes solicitando parceria para aquisição de material de apoio e realização de palestras.


3-    Trabalhar a sensibilização de pais ou responsáveis, da importância e dever da família na educação e proteção das crianças e adolescentes sob suas guardas.

Atividades
·        Realizar no mínimo 03(três) reuniões com pais e responsáveis dos matriculados com momento de reflexão sobre seus deveres.

4-    Trabalhar a educação e incentivo á prática de esporte de 50 crianças e adolescentes á cada ano, visando o seu desenvolvimento pessoal, social, ético e profissional.



Atividades
·        Realizar tarefas físicas estimulando á pratica de esportes monitorados por profissionais com formação competente.
·        Realizar oficina de desenvolvimento humano.
·        Trabalhar a ordem unida despertando o patriotismo, o respeito e compromisso.
·        Realizar oficina de Educação Ambiental
·        Realizar oficina de Educação no Trânsito
·        Realizar aulas de noções básicas de primeiros socorros
·        Realizar palestras sobre temas vivenciados no dia a dia das crianças e adolescentes em nosso município.
·        Realizar aulas de música nível iniciante e intermediário.
·        Realizar no mínimo um passeio ecológico educacional á cada curso.


5-    Articular junto ás instituições parceiras que realizam cursos profissionalizantes, à inserção de no mínimo 10 alunos a partir de 14(quatorze).


Atividades
·        Encaminhar ofício ás instituições parceiras que realizam cursos profissionalizantes, solicitando a abertura de vagas para os encaminhados do Projeto.
·         Encaminhar para matrícula no mínimo 10(dez) adolescentes a partir de 14(quatorze) anos, em curso profissionalizante.

Resultados esperados
·       50 Crianças e adolescentes formados pelo projeto Anjos da Guarda.
·        50 Crianças e adolescentes com mais responsabilidade social, ambiental e profissional conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade.
·        50 Crianças e adolescentes com conhecimentos básicos em música (violão).
·        50 Crianças e adolescentes com melhor convivência familiar.
·        50 Crianças e adolescentes com maior aproveitamento escolar.
·        Menos ocorrências delituosas envolvendo menores no município de Laranjal do Jarí.


Avaliação de resultados
·       Realizar visitas nas escolas para acompanhar o desempenho dos participantes do projeto.
·       Realizar visitas domiciliares para acompanhar a convivência familiar dos participantes do projeto.
·       Aplicação de avaliação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

·       Entrega de fichas de avaliação do projeto para os pais ou responsáveis dos participantes do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário